Perguntas frequentes
-
Como contactar a CEVE?
Consulte a página de contactos.
-
Qual a disponibilidade do serviço de piquetes?
O serviço de piquetes está disponível 24h por dia, pelo telefone 800 96 56 56.
-
Como submeter uma sugestão/reclamação?
Se tem alguma sugestão ou reclamação a apresentar, utilize o formulário presente na página de Reclamações e sugestões.
-
Por que cortaram a luz, se eu não recebi nenhum aviso?
A CEVE não efetua desligações por falta de pagamento do cliente sem enviar o pré-aviso de interrupção de energia.
Atualmente, o pré-aviso é enviado com 10 dias de antecedência e é procedido do envio de um SMS com 2 dias de antecedência relativamente à data em que será efetuado o corte de fornecimento de energia elétrica ao cliente.
-
Por que recebi o pré-aviso, se a minha conta já está paga?
No aviso consta a data em que foi verificada a base de dados da CEVE com o intuito de gerá-lo.
Entre a data da verificação da base de dados da CEVE e o seu recebimento pelo cliente há uma diferença de cinco dias em média.
Verifique o dia de pagamento da referida conta e em caso de dúvida, contacte-nos.
-
Com quantos dias de atraso o fornecimento de energia elétrica é interrompido?
A legislação atual permite que a suspensão do fornecimento seja efetuada após 15 dias de atraso, desde que o cliente receba comunicação prévia com antecedência mínima de 10 (dez) dias.
-
Quando é cobrada multa? Qual é o valor cobrado?
Os atrasos de pagamento ficam sujeitos a cobrança de juros de mora à taxa de juro legal em vigor, calculados a partir do primeiro dia seguinte ao do vencimento da correspondente fatura.
Tratando-se de clientes em BTN dos comercializadores de último recurso, se o valor resultante do cálculo dos juros não atingir uma quantia mínima a publicar anualmente pela ERSE (1,25 € até 8 dias de atraso e 1,85 € após 8 dias de atraso), os atrasos de pagamento podem ficar sujeitos ao pagamento dessa quantia, de modo a cobrir exclusivamente os custos de processamento administrativo originados pelo atraso.
-
O que devo fazer para economizar energia?
O cliente paga pelo consumo e pelo desperdício!
Então aprenda a usar corretamente a energia elétrica e pagar apenas pelo consumo!
Existem algumas dicas de como economizar energia que a CEVE disponibiliza aqui no seu site.
Pode ainda, eventualmente, substituir algum equipamento na sua habitação por outro de menor consumo, e adquirir lâmpadas economizadores.
-
É necessário desligar os meus aparelhos da tomada nos dias de trovoada?
Caso haja uma sobretensão em consequência de um raio, a rede elétrica, os cabos telefónicos e mesmo os cabos de televisão podem conduzir esta sobretensão até aos aparelhos, danificando-os.
Se a sua habitação não dispuser de proteção contra sobretensões elétricas corretamente dimensionada e coordenada com uma boa terra, consulte um técnico para instalar um sistema de proteção em sua casa.
Caso contrário, e para evitar danos nos seus aparelhos, lembre-se de desligar as tomadas e antenas de todos os seus equipamentos nos dias de trovoada.