Informações - Mobilidade Elétrica
Os carros elétricos são viaturas que não carecem de qualquer tipo de combustível fóssil para que o seu motor possa trabalhar, utilizam unicamente motores elétricos, que convertem energia elétrica na energia mecânica necessária à sua propulsão.
A bateria pode ser carregada a partir de qualquer tomada elétrica ou posto de carregamento e a maioria destes carros permite ainda carregar a bateria a partir da energia recuperada nas travagens. A energia armazenada é depois utilizada para a propulsão do motor elétrico.
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Veículos Elétricos
Elétrico ou Híbrido?
Todos estes tipos de veículos promovem hábitos mais ecológicos, mas é importante perceber qual se adequa melhor a cada tipo de condutor.
Veículo Elétrico
Os carros elétricos são viaturas que não carecem de qualquer tipo de combustível fóssil para que o seu motor possa trabalhar, utilizam unicamente motores elétricos, que convertem energia elétrica na energia mecânica necessária à sua propulsão.
A bateria pode ser carregada a partir de qualquer tomada elétrica ou posto de carregamento e a maioria destes carros permite ainda carregar a bateria a partir da energia recuperada nas travagens. A energia armazenada é depois utilizada para a propulsão do motor elétrico.
Veículo Híbrido
Os veículos híbridos possuem dois motores diferentes, um de combustão e um elétrico, sendo que este último funciona como apoio ao primeiro. Ambos podem trabalhar em sintonia, ou de forma independente, ficando o sistema eletrónico encarregue dessa gestão de forma autónoma.
As baterias do carro são de curta autonomia e podem permitir, mediante o nosso estilo de condução, uma condução em modo totalmente elétrico de poucos quilómetros. O sistema híbrido recicla a energia cinética produzida, por exemplo nas travagens, e carrega a bateria, não sendo possível carregar a bateria numa tomada doméstica ou num posto de carregamento.
Veículo Híbrido Plug-In
O híbrido plug-in assenta na mesma tecnologia que os híbridos vulgares, ou seja, compreende um motor a combustão e um motor elétrico, mas inclui também baterias com maior capacidade e uma ligação para as carregar.
É possível carregar a bateria do carro a partir de qualquer tomada elétrica ou posto de carregamento, e para além disso, o híbrido plug-in possui um depósito de combustível para gasolina ou gasóleo.
A energia armazenada (nas baterias ou depósito de combustível) é utilizada para a propulsão do motor elétrico, que possibilita o funcionamento do carro. Em caso de necessidade, este recorre ao motor de combustão.
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Vantagens e Desvantagens
A aposta num carro elétrico, vale a pena?
A utilização de um veículo elétrico pode trazer-lhe inúmeras vantagens:
- ajuda no combate à poluição e alterações climáticas;
- diminui as emissões de CO2, o que contorna a questão da limitação a utilização de veículos a combustão em alguns centros urbanos;
- benefícios fiscais, para particulares e também empresas;
- baixo custo de utilização por km, quando comparado a veículos com motor a combustão;
- maior comodidade no reabastecimento, já que pode ser carregado em casa com recurso a uma tomada convencional ou num posto de carregamento doméstico;
- mais silenciosos, ajudando na diminuição da poluição sonora;
- experiência de condução agradável;
Entre as desvantagens, importa salientar:
- a autonomia, que apesar de ter sido melhorada gradualmente continua a ser menor em comparação a carros com motorização a combustão;
- disponibilidade de carregamento, que continua a ser pequena fora de grandes centros urbanos, mesmo com a previsão da União Europeia de 40.000 posto de carregamento público instalados em 2020.
- investimento inicial mais elevado, sendo que a longo prazo, é um carro mais económico tendo em conta a conjetura atual nos preços dos combustíveis;
- vida útil da bateria, o que leva algumas marcas a optar por alugar as baterias mediante pagamento de um valor mensal;
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Carregamentos
Como e onde carregar a bateria do carro elétrico?
Uma das dúvidas mais recorrentes sobre veículos elétricos está relacionada à questão da carga: como carregar as baterias do meu veículo? Quanto tempo demora a carregar? Tudo depende do tipo de carga, o modo de carregamento e o tipo de conector.
Tentamos fornecer algumas diretrizes que, esperamos, ajudem a resolver qualquer dúvida que possa ter.
Carregar na Tomada Doméstica
Apesar da existência da rede pública de postos de carregamento, é condição indispensável para quem seja proprietário de um veículo elétrico dispor de um espaço próprio onde possa carregar a bateria da viatura.
A vulgar tomada doméstica é uma solução possível, mas com o aumento da energia disponível nas baterias mais recentes, o tempo necessário para carregar as baterias aumentou, chegando a ser necessárias, por exemplo, 25 horas para carregar uma bateria de 41kWh de um veículo com mais de 300km de autonomia.
Wallbox Doméstica
É provável que a tomada doméstica convencional de sua casa não esteja corretamente dimensionada para uma utilização intensiva, como a carga de um veículo elétrico. Portanto, seria melhor usar um ponto específico de carga, normalmente instalado de forma a garantir maior segurança e eficiência no carregamento.
Tendo em conta tudo isto, é extremamente recomendada a aquisição de uma wallbox. Este equipamento é um posto de carregamento doméstico, habitualmente de 3.7kVA ou 7.4kVA, que em média reduz o tempo de carregamento das baterias do veículo elétrico para 8 horas e, em alguns casos, pode até incorporar um contador de energia para controlar o consumo de carregamento do veículo.
O carregamento doméstico é o mais vantajoso economicamente, uma vez que não tem de pagar as taxas da operação dos postos de carregamento.
Postos de Carregamento - Rede Pública
Caso tenha necessidade poderá sempre recorrer aos mais de 500 postos de carregamento da rede pública da Mobi.E, a entidade que centraliza a gestão da rede de operadores de ponto de carregamento e comercializadores de energia para a mobilidade elétrica. Depois de um período de estagnação e retrocesso entre 2011 e 2015, a Mobi.E tem vindo a recuperar a rede que estava muito degradada e a instalar novos postos - não só normais (3,7 kVA), como semi-rápidos (22 kVA) e rápidos (43 kVA).
Os postos de carregamento rápido carregam as baterias a 80% em 20-30 minutos e ao contrário dos restantes postos da rede pública, a sua utilização começou a ser paga no dia 1 de novembro de 2018. Segundo dados da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, em média a recarga de um veículo elétrico num posto de carregamento rápido custa entre 5€ a 10€ para cada 100km.
O mapa de localização de todos os postos de carregamento da rede pública da Mobi.E pode ser consultado em: www.mobie.pt
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Conectores
Como se conecta? Tipos de conectores…
É possível que ao comprar o seu carro elétrico alguns cabos e conectores estejam incluídos, e é importante olhar para eles com alguma atenção. O utilizador de um veículo elétrico deve estar ciente das compatibilidades de forma a prevenir um contratempo na hora de carregar as baterias, principalmente longe de casa.
Tomada Schuko
Embora, muito provavelmente, não lhe chame isso, é a tomada convencional incluída em praticamente todos os cômodos de sua casa. Possui uma conexão terra e suporta até 16 amperes. Isto impede qualquer tipo de carregamento rápido, sendo os carregamentos das baterias processos mais demorados comparativamente a outras soluções.
SAE J1772 (Tipo 1)
Este conector, também conhecido por Yasaki, utiliza ligação monofásica e carrega com potências até aos 7.4 kW. Embora seja um padrão japonês, é aceite na União Europeia e um dos conectores mais utilizados pelos fabricantes de veículos elétricos.
Mennekes (Tipo 2)
É um conector standard em veículos provenientes da Europa. Utiliza ligação trifásica e carrega com potências até aos 43 kW. De origem alemã é compatível com modelos de várias marcas e, tal como o anterior, é um dos mais utilizados na carga de veículos elétricos.
CCS (Combined Charging System)
Solução padrão na América do Norte e na Europa, é uma derivação do tipo 2, na qual foram adicionados mais dois conectores, para permitir carregamento rápido por corrente contínua. Pode carregar em corrente alternada trifásica com potência até 43 kW ou em corrente contínua a 50 kW ou mais.
CHAdeMO
É um sistema de carregamento rápido desenvolvido no Japão e permite carregamentos em corrente contínua até 50 kW. Possui 10 terminais que fazem dele o conector com maior diâmetro existente no mercado.
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