FAQ - Redes Inteligentes
A CEVE está a instalar contadores inteligentes gradualmente em toda a sua rede. Tem dúvidas? consulte a nossa Faq ou contacte-nos pelos meios habituais!
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Porquê instalar contadores inteligentes?
Este sistema processará informações que permitirão à CEVE ter mais eficiência no serviço prestado e melhorar ainda mais a qualidade da energia fornecidas.
- Assim que o sistema estiver online, o cliente não terá que fornecer mais leituras, pois estas serão fornecidas automaticamente pelo contador. Garantiremos assim, uma leitura sempre real da sua instalação.
- O sistema vai-nos ajudar a fornecer-lhe informações de uso diário detalhado e padrões de consumo de energia. Isso vai ajudá-lo a gerir melhor a sua energia consumida e respetivos custos.
- Diagnósticos de qualidade de energia irão ajudar-nos a evitar interrupções de energia e, caso ocorram, minimizar o tempo de reposição das mesmas. Poderemos ainda conhecer mais parâmetros em tempo real da qualidade de energia e melhorar ainda mais esses parâmetros, especialmente úteis para os clientes industriais.
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Qual é a informação específica que o contador inteligente envia?
O contador inteligente irá gravar:
- o consumo em kWh de 15 em 15 minutos;
- a potência utilizada pela instalação ao longo do tempo e os seus picos;
- o número de interrupções de energia que se registaram na instalação e o tempo de duração;
- se houve tentativa de fraude no contador.
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A instalação de contadores inteligentes trará custos para o cliente?
Não. Estes custos serão inteiramente assumidos pela CEVE, sendo este um investimento de melhoria das nossas infraestruturas, com vista à otimização da qualidade de serviço prestada aos nossos clientes.
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Posso optar entre ter ou não um contador inteligente?
Não. Será uma questão de tempo até que seja instalado um contador inteligente na sua instalação. É uma obrigação imposta pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
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Como serão instalados os contadores?
A instalação do contador inteligente será marcada previamente com o cliente e será efetuada por um técnico da CEVE, devidamente formado e credenciado para o efeito, satisfazendo qualquer dúvida do cliente sobre o tema. Será também fornecido, pela CEVE ao cliente, um folheto informativo, aquando da instalação do contador.
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A minha energia será interrompida durante a instalação?
Sim. A sua energia será interrompida durante o período de instalação, que terá duração aproximada de 10 minutos.
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Logo que instalarem o contador, a CEVE recebe as leituras?
Poderá não receber. Como foi explicado na primeira pergunta, o sistema depende de outros equipamentos para além do contador. Assim sendo, poderão existir equipamentos que ainda não estejam operacionais e isso implicar que não tenhamos o seu contador já integrado no sistema. Contudo, o técnico no ato da instalação irá informar-lhe sobre isso. Caso o seu contador não fique online no ato da instalação, informaremos logo que seja ligado à rede de comunicações.
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O contador irá notificar automaticamente a CEVE quando eu ficar sem energia?
Não. Os contadores irão notificar a CEVE com informações que poderão ter sempre algum atraso (no mínimo de 15 em 15 minutos). Por isso, em caso de interrupção de energia deverá ligar o nosso número gratuito 800 96 56 56, que está disponível 24 horas por dia.
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O corte/restabelecimento de energia também poderá ser feito remotamente?
Sim. Será possível efetuar o corte remoto da instalação a pedido do comercializador, desde que o contador já esteja ligado à rede de comunicações da CEVE.
Sobre o restabelecimento, também é possível ser efetuado remotamente. Depois de dar o sinal ao contador, o cliente será informado para dirigir-se ao contador e pressionar o botão de controlo durante mais de dois segundos, para restabelecer o fornecimento de energia. Em alternativa, pode também desligar e tornar a ligar o interruptor/disjuntor geral da sua instalação para restabelecer a energia. Se necessário, repita este procedimento, garantindo que cada operação de ligar ou desligar demora mais de três segundos.
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Se o contador controla a minha potência contratada, o que acontece se ultrapassar e o que devo fazer?
Após a instalação, uma das funções do contador é o controlo da potência que foi contratada para a sua instalação.
Desta forma, no caso de ultrapassar a potência contratada, o contador irá interromper o fornecimento.
Para restabelecer o fornecimento de energia, deverá pressionar o botão de controlo do contador durante mais de dois segundos (siga as instruções aqui).
Caso estas interrupções ocorram de uma forma constante deverá consultar o seu eletricista.
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O meu contador já foi substituído mais do que uma vez no último ano. É normal?
Apesar de serem novos e possuírem melhores e maiores capacidades tecnológicas, os contadores inteligentes também apresentam algumas fragilidades, nomeadamente devido aos componentes eletrónicos internos.
Em caso de avaria, assim que for identificada, será feita a substituição imediata do equipamento. Sempre que seja possível serão utilizadas as últimas leituras reais do contador, podendo em último caso, adotar-se os métodos de cálculo de estimativas, de acordo com o estabelecido na legislação em vigor.
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O que é uma Infraestrutura de Medição Avançada (AMI)?
AMI refere-se a um sistema que fornece comunicações nos dois sentidos de forma avançada com contadores "inteligentes".
Descrição do seu funcionamento: os contadores inteligentes instalados irão enviar leituras e outras informações, através das linhas de energia, para equipamentos localizados nos postos de transformação, denominados concentradores. Os postos de transformação estão ligados à internet, numa rede privada da CEVE, e enviarão os dados para os nossos servidores, que automaticamente irão gravá-los e processá-los.