Notícias
Relatório da Qualidade de Serviço 2015 - ERSE
15 de Novembro de 2016
Relatório de Qualidade da ERSE evidencia CEVE com elevados níveis de qualidade na prestação de serviços de distribuição de energia elétrica: Foi publicado o Relatório de Qualidade de Serviço do Setor Elétrico relativo ao ano de 2015, divulgado anualmente pela ERSE. O Relatório analisa as duas vertentes da qualidade de serviço, que inclui a continuidade de serviço e a qualidade da energia, e a qualidade de serviço comercial. Relativamente à qualidade de serviço comercial, a CEVE destaca-se relativamente ao atendimento presencial, atendimento telefónico comercial, atendimento telefónico para comunicação de leituras e de avarias, assistência técnica, visita combinada e restabelecimento de serviço após interrupção por facto imputável ao cliente. Referindo-se à qualidade de Energia Eléctrica dos Operadores de Rede em Baixa Tensão, o Relatório realça a CEVE, juntamente com outras 4 operadoras, que realizam a monitorização da qualidade da onda de tensão nas suas redes. Neste tema, é ainda mencionado que a CEVE e outra operadora são as únicas a disponibilizar publicamente o plano de monitorização e os respectivos resultados das medições, conforme impõe o regulamento, que deverão ser apresentados de forma independente para cada um dos pontos de rede monitorizados. As ações de monitorização realizadas pela CEVE tiveram uma duração mínima de 3 meses e consideram a observação e registo dos seguintes parâmetros: frequência da tensão, valor eficaz da tensão, tremulação (flicker) da tensão, desequilíbrio do Sistema Trifásico de Tensões. Segundo o Relatório, e de uma forma geral, a vertente técnica da qualidade de serviço percecionada pelos clientes em 2015 apresentou uma melhoria comparada com o ano de 2014. Do ponto de vista da qualidade de serviço comercial, verifica-se globalmente, neste segundo ano de alargamento de obrigações aos comercializadores, uma melhoria no desempenho e reporte das empresas face a 2014. Este Relatório tem por objetivo caracterizar a qualidade de serviço prestada pelos operadores das redes, pelos comercializadores de último recurso e, este ano, pela segunda vez, pelos comercializadores em regime de mercado, visando garantir os interesses dos consumidores no que se refere à prestação de serviços com adequados índices de qualidade técnica e comercial. Recorde-se que, com este relatório, pretende-se dar mais um passo no aprofundamento da monitorização da qualidade de serviço no contexto do mercado retalhista, em particular no que se refere às disposições de natureza comercial. Neste âmbito «deve-se começar por registar que se progrediu na recolha e sistematização da informação de qualidade de serviço, em particular por parte dos comercializadores», refere Vitor Santos. Para mais informações consulte o site da ERSE |