Notícias
CEVE implementa Projeto ColorAdd na Instituição Engenho
13 de Abril de 2016
Os 50 alunos da pré-primária da Instituição Engenho receberam hoje (13 de Abril) a primeira ação de sensibilização para o problema do daltonismo, numa parceria com a ColorAdd Social. Este projeto tem como objetivo promover a inclusão no seio da comunidade escolar, através de um rastreio visual aos alunos da instituição, realizada em parceria com a Óptica Jorge Oculista. A CEVE tem previsto implementar este projeto em várias escolas do concelho, de forma a promover o sucesso escolar dos alunos e o combate ao abandono escolar. O projeto é da autoria da ColorAdd Social, ao qual a CEVE se associa, e pretende implementar um sistema de identificação de cores que facilite a integração social e independência dos daltónicos nas situações em que a opção e escolha da cor é relevante, bem como na minimização do sentimento de perda gerada pela deficiência, com o consequente aumento de bem-estar e autoconfiança. Assim, numa primeira fase, foram efetuadas pelas técnicas da ColorAdd Social, sessões de sensibilização sobre o daltonismo para a comunidade escolar desta instituição, com o objetivo de disseminar conhecimentos e sensibilizar a comunidade educativa para a problemática do daltonismo e dar a conhecer os constrangimentos que o problema do daltonismo acarretam na qualidade de vida dos seus portadores, ficando ainda a conhecer diferentes tipos de daltonismo. Numa segunda fase, foi feito um rastreio do daltonismo, com o objetivo de contribuir para o diagnóstico precoce e encaminhamento para serviços de especialidade, bem como a obtenção de dados estatísticos atualizados sobre a população daltónica a nível nacional. Recorde-se que já foram efetuadas várias ações de sensibilização neste âmbito às Escolas do Agrupamento de Gondifelos, e que resultou na identificação desta doença em alguns alunos da escola, afetando cerca de 5% da população masculina, sendo rara entre a feminina, passando muitas vezes despercebida na fase inicial ao próprio doente. |