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Relatório de Qualidade de Serviço certifica prestação cada vez mais positiva
29 de Maio de 2014
Ceve mantém níveis elevados de qualidade de serviço comercial A CEVE acaba de publicar o seu Relatório de Qualidade de Serviço, respeitante ao ano de 2013. Este relatório pode ser consultado no site institucional da cooperativa, em http://www.ceve.pt/index.php?cat=108&item=1596, onde constam os resultados a que está obrigada pelo Regulamento de Qualidade de Serviço (RQS) definido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que estabelece padrões, quer de natureza técnica, quer de natureza comercial a que deve obedecer o serviço prestado pelas entidades do Sistema Elétrico Nacional (SEN).
A qualidade de serviço comercial refere-se ao relacionamento entre os prestadores de serviços e os seus clientes e inclui regras, indicadores e padrões sobre diversos aspetos, tais como a elaboração de orçamentos, a execução de ramais de baixa tensão, a ativação do fornecimento, o atendimento presencial e telefónico, a resposta a pedidos de informação e a reclamações, a leitura dos equipamentos de medição e a visita combinada à instalação do cliente.
Neste contexto, a CEVE, enquanto comercializador de último recurso (CUR) e enquanto operador de rede de distribuição (ORD), deve publicar até maio um relatório da qualidade de serviço, que corresponda à tradução da monitorização dos níveis de desempenho obtidos e que descreva as ações promovidas internamente para o cumprimento do RQS.
Concretamente no que respeita à CEVE destaca-se a prestação ao nível dos indicadores gerais de qualidade de serviço comercial, que foi de 100% em todos os parâmetros avaliados. Em relação ao ano de 2013, e no que diz respeito ao número total de ocorrências, verifica-se uma redução de cerca de 95% de ocorrências na rede, sendo que a grande parte se deveu às condições climatéricas verificadas no último trimestre do ano.
No que respeita aos indicadores individuais e gerais de qualidade de serviço, a classificação da CEVE é também muito positiva, chegando a níveis elevados de satisfação por parte dos clientes. O que se concluiu que, pela análise ao relatório, existe uma melhoria contínua no serviço da CEVE e o cumprimento de todos os padrões da qualidade de serviço no ano de 2013.
Este relatório é também enviado à ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, que posteriormente fará uma apreciação global relativa a todos os operadores, através de uma classificação atribuída a todas as entidades. |