O Eastgrid, foi um projeto-piloto, que pretendeu dotar os consumidores e o operador da rede elétrica de informação importante para a tomada de decisões, através da montagem de equipamentos que permitem automatizar a gestão da rede elétrica e melhorar a qualidade de serviço.
O objetivo central do projeto consistiu em promover a sustentabilidade ambiental, através da melhoria da eficiência energética, do aumento da penetração de energias renováveis e do veículo elétrico.
Neste âmbito, a CEVE deu início à transformação tecnológica da sua rede e da maioria do seu parque de contadores, estabelecendo a rota para a introdução das redes inteligentes. Esta mudança colocou o cliente no centro do sistema, isto é, o cliente passou a ter um papel mais ativo na gestão dos seus próprios consumos.
Tratando-se de tecnologias inovadoras, a CEVE terá ainda um longo caminho a percorrer, até atingir plenamente todos os objetivos previamente traçados. Será necessário, por isso, ao longo dos próximos anos, um trabalho árduo do ponto de vista técnico e comercial. No entanto, tendo em conta os resultados já alcançados, a CEVE acredita que se encontra no caminho certo para responder, de uma forma sólida, a todos os requisitos impostos pela legislação nacional e europeia para as redes inteligentes.
Para mais informações sobre as redes inteligentes, consulte aqui!