Perguntas Frequentes Mobilidade Elétrica
-
Como posso carregar o carro elétrico fora de casa?
Adira a uma proposta comercial de um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), que lhe fornecerá um cartão de acesso a todos os postos de carregamento de acesso público da Rede.
Pode utilizar qualquer um dos postos de carregamento na rede Mobi.e, para isso basta ter o seu cartão de mobilidade elétrica ativo, carregar o veículo e receber mais tarde a fatura do seu CEME com todo o detalhe para pagamento. -
Que postos de abastecimento público posso usar?
Fora de casa tem ao seu dispor uma rede de 600 postos de carregamento MOBI.E, correspondendo a cerca de 1.250 pontos de carregamento (tomadas), em mais de 60 municípios de Portugal Continental e Madeira, dos quais 70 são de carregamento rápido.Pode consultar os postos de carregamento disponíveis no site da MOBI.E.
-
Quanto tempo é que o meu veículo pode ser carregado?
Em média, para realizar 100km num VE, consomem-.se 18kWh. Este valor de energia pode ser carregado em:
PCR Normal (3,7kW a 7,4kW) em 2,5h a 5h;PCR Semi-Rápido (22Kw) em menos de 1h;
PCR Rápido (43Kw A 50Kw) em menos de 30min.
-
É indispensável ter um cartão específico para carregar?
Sim, para ter acesso a qualquer posto de carregamento público terá de ter um cartão de carregamento de qualquer CEME ativo.
-
Com um único cartão emitido por um CEME é possível carregar em qualquer posto de acesso público?
Sim, um único cartão dá acesso a todos os postos situados em locais de acesso publico. A rede de carregamento em Portugal funciona de uma forma interoperável, isto é, os utilizadores poderão aceder a qualquer ponto de carregamento em Portugal através de um único meio de acesso, o cartão.
-
O que fazer em caso de avaria do posto de carregamento?
Caso identifique uma avaria num ponto de carregamento rápido deverá contactar a Mobi.e através do número 800 91 66 24.
-
Obter cartões de carregamento na rede pública
Para utilizar a rede de carregamento pública da Mobi.E, deve ter um cartão de mobilidade elétrica emitido por um CEME ativo.Consulte as propostas comerciais dos atuais Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) nos seus sites.
-
Quais as condições do contrato de mobilidade elétrica?
Podem variar de CEME para CEME, em regra, todos os contratos de mobilidade elétrica obrigam à adesão de Fatura eletrónica e Débito Direto.
-
Como alterar o cartão MOBI.E?
Em caso de roubo, dano ou perda do seu cartão deve entrar em contacto com a linha telefónica 808 53 53 53 para pedir o cancelamento do cartão e a adesão a um novo cartão.
O cancelamento será confirmado pela MOBI.E até 48 horas após a realização do pedido. -
Enquanto o meu veículo elétrico está a carregar, alguém pode retirar o cabo do meu veículo e colocar outro a carregar?
Não. Os postos de carregamento elétricos possuem um sistema de bloqueio do cabo que não permite que este seja removido sem que o utilizador faça logout no posto de carregamento. O veículo de igual forma bloqueia o cabo (trinco entre o VE e o cabo colocado) enquanto carrega e em muitos casos até ser desbloqueado através do comando central do veículo elétrico.
-
Posso ter mais que um cartão de carregamento?
Sim, é possível ter-se vários cartões por carro ou por utilizador caso necessário.
-
Como é faturada a mobilidade elétrica?
O valor do carregamento nos postos de abastecimento é composto pelo tarifário da energia consumida pago ao fornecedor de energia e pelo tarifário pago ao Operador do Ponto de Carregamento (OPC) pela utilização do posto de abastecimento. Os CEME que também são comercializadores de energia para casa, tem optado pelos UVE, pagarem os carregamentos na fatura de energia habitual.
-
Quais os preços aplicados na rede MOBI.E?
Os postos de carregamento normal (2,5 a 5 horas / 100Km) ainda são gratuitos. A 1 de novembro de 2018 deu-se o início do pagamento dos postos de carregamento rápido em espaço público. A partir de julho de 2019 passou também a ser possível pagar nos postos de carregamento em espaço privado, quer sejam estes Postos de Carregamento Rápido ou Postos de Carregamento Normal. No caso dos espaços privados todos os postos são pagos (rápidos e normais). O preço a aplicar nestes postos é composto por:Tarifa do comercializador de energia de mobilidade elétrica, ou seja, o valor dos kWh carregados de acordo com o tarifário em vigor (consumo de energia). Este valor depende do contrato de mobilidade elétrica que tem com o seu fornecedor de energia para a mobilidade elétrica.Tarifa do Operador do Ponto de Carregamento (OPC), ou seja, o valor cobrado pelo proprietário do ponto de carregamento pela utilização do mesmo. Esta tarifa pode assumir 4 formas: valor fixo por carregamento, por kWh, por tempo de ocupação do ponto ou uma combinação dos anteriores, e é diferente conforme o posto de carregamento em causa. A informação do OPC está disponível no visor do ponto de carregamento ou no site mobie.pt.
-
O carregamento num posto rápido pode ser pago diretamente, com um cartão multibanco?
Em Portugal não é possível pagar diretamente com cartão multibanco. Todos os carregamentos efetuados nos postos rápidos serão pagos pelos utilizadores ao seu Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica (CEME). Na fatura de mobilidade elétrica terá discriminadas a componente de energia, a componente do Operador do Posto de Carregamento (OPC) e as taxas e impostos aplicáveis.